quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Como ajudar sem se arrepender depois?

Muito comum notarmos entre os encarnados, conversas em que estes se mostram arrependidos por terem feito ou dado algo a uma pessoa que não merecia.
Em geral, tais pessoas não só se arrependem por terem prestado auxílio, como também se tornam extremamente resistentes com a possibilidade de um dia voltar a ajudar alguém, sob o pretexto de que não quer se arrepender novamente.
Pois bem, desta forma, como seria possível auxiliar sem se arrepender? 
Basta que se reconheça que o problema não está naquele auxiliado que mostrou-se ingrato, mas sim no que prestou a caridade de forma equivocada.
E tal equívoco se mostra quando queremos julgar se tal pessoa merece ou não ser auxiliada, transformando-nos em juízes.
Tal equívoco se mostra quando queremos que o auxiliado venha a demonstrar eterna gratidão pela ajuda recebida por nós, massageando nossa vaidade e orgulho.
Tal equívoco, enfim, mostra-se quando auxiliamos criando em nós, expectativas em relação àquele que está recebendo a ajuda e a partir do momento em que a reação deste é contrária àquilo que esperávamos, ficamos nós frustrados e decepcionados por causa disso.
Muito mais inteligente do que parar de auxiliar por causa destas frustrações é justamente aprendermos que a verdadeira caridade vem de nosso desinteresse, de nosso coração, de nosso puro e simples prazer em, por um instante, ser um instrumento de Deus na missão da caridade, do amor e do auxílio.
Deus, em sua bondade infinita, nos concede infinitas oportunidades de aprendizado e, independentemente de aproveitarmos ou não as nossas chances, cedo ou tarde outras oportunidades de auxílio e aprimoramento nos são concedidas pelo Pai, que em nenhum momento nos julga como não merecedores de novas oportunidades.
Que possamos aprender a praticar a verdadeira caridade sem esperar nada em troca e caso os resultados desta ajuda não venham a ser aqueles esperados, que aproveitemos então a valiosa chance que nos é dada para praticar o perdão àquele que desperdiçou a chance concedida por nós.
Enfim, se realmente quiseres ajudar sem se arrepender depois, basta fazê-lo utilizando em seus corações os sentimentos do desinteresse, do perdão, do amor e em especial o da fé de que, no seu tempo certo, o irmão auxiliado haverá de vencer, da mesma forma que o Cristo o auxilia em todos os dias de sua vida, certo de que você também haverá de triunfar moralmente, bastando para isso seguir os bons exemplos ensinados e praticados por Ele.
Muita paz e muita luz a todos.

Psicografado pelo espírito Heráclito em 04/08/2014, às 21:48

Um comentário:

  1. Ajudar sempre, mas não espere ser ajudado por aquela pessoa !!!
    A recompensa vem do Sr. Deus !

    ResponderExcluir