quarta-feira, 30 de julho de 2014

A coragem que a vítima deve ter

Muito comum que neste mundo de sofrimentos e injustiças, em algum momento tenhamos sido vítimas de algum erro cometido por alguém contra nós.
Entretanto vale lembrar que por diversas vezes, nós, as vítimas, nos tornamos os algozes, também os causadores de sofrimento ao nosso próximo.
Porém, com a mesma facilidade que temos em lembrar dos episódios em que fomos vítima, esquecemos quando agimos errado com os outros.
E assim vamos vivendo, sempre nos colocando como os coitadinhos, os os injustiçados e não raro até culpamos Deus e o acusamos de Ele ser injusto conosco.
Ser vítima é agir como crianças que não estudam para a prova a recebem nota baixa.
Ser vítima é agir como o preguiçoso que não trabalha e, ao fim do mês, fica sem o dinheiro para pagar as contas da casa.
Ser vítima é agir como o descuidado que relaxa com a sua saúde e acaba vindo a adoecer.
Enfim, ser vítima é agir de forma infantil, culpando sempre algo ou alguém, esquecendo-se de que tudo o que nos acontece é puramente o efeito de uma causa que foi plantada por nós mesmos no passado desta ou de uma encarnação anterior.
E quanto mais agirmos como vítimas, mais agiremos de forma idêntica a que já fazemos e, naturalmente, mais frutos amargos iremos colher pelo simples fato de preferirmos nos posicionar como vítimas ao invés de refletirmos o mínimo suficiente para que enfim nos modifiquemos, plantando novas e diferentes sementes, com nossas novas atitudes e por conseguinte, finalmente colheremos frutos diferentes.
A grande coragem que a vítima deve ter não é a de revidar seus sofrimentos ou posicionar-se, confortavelmente como um injustiçado.
A coragem está em ASSUMIR suas falhas, refletir exatamente em que aspectos ela pode se modificar para melhor, assumindo seus erros e agindo então da forma que o Cristo nos ensinou, plantando a tolerância, o perdão, o amor, a fé, a caridade e o auxílio, quando então, por efeito das melhores causas semeadas a partir de agora, todos os frutos haverão de chegar, eliminando assim nossa posição de vítima para a de benfeitores e instrumentos de Deus diante do nosso próximo.
Muita luz, muita paz , muita reflexão e especialmente muita coragem e atitude!
Graças a Deus

Psicografado pelo espírito Heráclito em 28/07/2014, às 21:51

Nenhum comentário:

Postar um comentário