sexta-feira, 3 de maio de 2013

Decepções x Expectativas

Muito comum aqui neste mundo é o fato de nos decepcionarmos.
Nos decepcionamos com as notas da escola, com professores, colegas de turma e também nos decepcionamos no trabalho por não ter vindo aquela promoção esperada, ou com nosso chefe e vários amigos e colegas.
Até mesmo em nossos lares nos decepcionamos com a esposa ou o marido, com nossos filhos, enfim, não é nada difícil para nós, ficarmos decepcionados com algo ou alguém.
A primeira colocação para que reflitamos é a seguinte: Se é tão fácil nos decepcionarmos, quantas vezes nós também decepcionamos os outros sem nos darmos conta disso?
E quando percebemos alguém decepcionado conosco, tratamos logo de argumentar que não temos culpa, que somos assim mesmo, que não temos como mudar ou que simplesmente tinham uma expectativa em nós que não era nossa real capacidade.
É aí que se encontra o grande segredo das decepções: Vem da nossa EXPECTATIVA por algo ou alguém.
Quando ajudamos nosso vizinho, ficamos na expectativa de que um dia ele também nos ajude.
Quando socorremos um parente, ficamos na expectativa de que ele nos socorra quando precisarmos.
Quando fazemos uma tarefa em nosso trabalho, ficamos na expectativa por uma promoção, elogio ou reconhecimento por parte do patrão.
E quando as expectativas não se concretizam, vem a decepção.
Daí a importância de fazermos as coisas PELO AMOR, pela vontade de ajudar, pela caridade, enfim, da forma mais pura que Jesus nos ensinou que é pelo amor verdadeiro, semelhante aos pais de crianças pequeninas (bebês), que fazem tudo por elas SEM ESPERAR ABSOLUTAMENTE NADA EM TROCA.
Se em todos os exemplos citados anteriormente nós os fizéssemos sem nenhuma expectativa de retorno, por consequência não teríamos nenhuma decepção, a partir do momento que tal fato não nos faria esperar por absolutamente nada, substituindo a idéia de troca pela de doação.
E, de quebra, além de pela entrega e amor sem interesses nós conseguirmos eliminar o sentimento da decepção, conseguiremos em diversas situações obtermos o sentimento agradável da SURPRESA quando em algum dos casos citados alguém fizer algo por nós.
Estamos aqui para aprender, para corrigir os nossos defeitos e imperfeições afim de evoluirmos, sendo assim que tal se começarmos a partir de agora tentar mudar o sentimento da expectativa pelo do amor puro, sem esperar absolutamente nada em troca?
Que possamos seguir o bom exemplo de Jesus, como no episódio onde Ele salva a mulher adúltera e simplesmente diz a ela : _ "Vá e não peques mais."
E que assim, nos esforcemos para superarmos pouco a pouco as nossas dificuldades sempre com a ajuda do Pai.
Que assim seja... Graças a Deus.

Psicografado pelo Espírito Heráclito em 01/05/13, às 22:09

Nenhum comentário:

Postar um comentário