terça-feira, 20 de maio de 2014

O lar é o local de ensaio para a vida

Muito comum vermos pela mídia em geral, pessoas contaminadas pelo mal e sofrendo punições e castigos, sejam estes pelos parágrafos da lei ou então pela reação das pessoas ao seu redor.
Entretanto lamentável é observar que os comentários indignados se voltem apenas para a reclamação do efeito, ou seja, daquilo de ruim que acaba de acontecer, sem a preocupação pela busca da causa que levou a desencadear os eventos até o seu final fatídico.
E em grande parte destes casos, a causa se encontra exatamente no lar, porto seguro de amor familiar e preparação para os filhos enfrentarem o momento de verdadeiramente encarar a vida, caminhando por suas próprias pernas.
É no lar que se aprende (ou deveria aprender) os valores morais, o amor, a paciência, a tolerância, o perdão, a alegria e, evidentemente, a correção e ajuste dos erros cometidos por cada integrante desta unidade familiar.
É neste convívio que temos a oportunidade da melhora e dos ajustes sem maiores consequências, uma vez que dentro do lar, movido pelo amor, o perdão se torna mais fácil de ser concedido.
Porém aquele que se recusa a aproveitar tais oportunidades, agindo com desprezo em relação as pessoas do lar, ilude-se achando que fora de casa poderá fazer as mesmas bobagens sem sofrer maiores consequências, como se acostumou no lar.
É aí que o ensaio do lar é substituído pela dura realidade da vida onde, por ter se recusado a aprender no seio da família pelo amor, vê-se condenado a aprender por intermédio do rigor e intolerância das pessoas que não tem nenhum motivo para tratá-la de forma diferente da qual recebe o tratamento desta, ou seja, sofre colhendo os frutos amargos exatamente compatíveis com os daquela semente nociva da qual insistiu em plantar.
Que possam aqueles que tem o privilégio de ter uma família, aprender a valorizar tal oportunidade concedida por Deus para que neste "local de ensaio" para a vida possa aprender a agir de forma fraterna e compatível com os valores do perdão, da fé, da caridade e da tolerância, afim de que na hora da ação diante dos demais no caminho da vida, possa trilhar na rota do bem e da natural colheita dos bons frutos.
Graças a Deus
Psicografado pelo espírito Heráclito em 19/05/14, às 21:49

Nenhum comentário:

Postar um comentário