quinta-feira, 28 de março de 2013

Porque achamos que os outros são privilegiados e nós não?


Muito comum nos revoltarmos e sentirmos até mesmo uma ponta de inveja daquele irmão que nunca fica doente enquanto que um simples sereno da noite nos deixa adoentado.
Aquele que vive tal situação chega mesmo a questionar porque Deus dá "privilégios" a alguns, esquecendo-se de outros?
Tudo vem de CAUSA E EFEITO. Se um irmão recebe sereno ao nosso lado e não fica doente enquanto nós ficamos, isto seria um privilégio dele ou seria porque ele se alimenta melhor que nós, de forma saudável, cuida do seu corpo e de sua saúde ao ponto de um simples sereno não ter força para fazer-lhe mal, enquanto que nós, em nosso sedentarismo, alimentação desbalanceada e saúde em condições a desejar, ficamos tão frágeis a ponto deste simples sereno nos deixar de cama?
Sendo assim, isto não é um privilégio dele, mas sim o efeito positivo daquele que se disciplina e se empenha em fazer aquilo que é salutar.
E o mesmo exemplo vale para tudo mais em nossa vida, desde aquele que, ao estudar, consegue um bom emprego enquanto que o companheiro que larga os estudos para ficar soltando pipa (papagaio) na rua, não se prepara e consequentemente não consegue trabalho. Seria então o empenhado estudante um privilégiado também?
E mais do que em nossa vida encarnada, vale também para nossas diversas existências reencarnatórias, de forma que não devemos esbravejar quando uma pessoa nasce com saúde, enquanto que outra nasce enferma; um nasce na fartura e o outro na pobreza, e assim por diante. Em nenhum destes casos há privilégios por parte de Deus, mas simplesmente o efeito daquilo que foi plantado (uma causa) por este mesmo espírito em vidas passadas.
E independentemente de ser você o rico ou o pobre, o saudável ou o enfermo, vale lembrar que é pelo bem e pelos bons princípios morais em suas atitudes nesta vida que lhes trarão no futuro, não os "privilégios de Deus" mas sim as boas consequências da tudo aquilo que foi semeado de bom por vocês nesta existência.

Graças a Deus

Psicografado pelo Espírito Heráclito em 27/03/13, às 21:58

quinta-feira, 21 de março de 2013

O melhor, de acordo com a evolução de cada um

Todos nós chegaremos um dia ao grau de Espíritos Perfeitos.
 Entretanto o tempo necessário para tal, varia de acordo com as escolhas de cada um de nós. 
Melhor ainda se entendermos que cada um evolui dentro do seu próprio ritmo, e nunca no ritmo que tão comumente nós tentamos impôr ao outro. 
Fazendo uma analogia, imagine uma pessoa que se desloca para o trabalho de trem. 
No ponto de vista daquele que se desloca de carro, o trem seria ruim. Já na visão daquele que antes só podia se deslocar a pé ou de charrete, o trem representaria uma valiosa solução.
 Enfim, o mais importante é que respeitemos e entendamos que cada um vai evoluir de acordo com seus méritos, seu empenho e, independentemente da situação em que se encontra ou se encontrou, merece nosso amor, carinho, ajuda e atenção.
 E também cabe a lembrança de que não somos melhores e nem piores do que ninguém, apenas seguimos a nossa caminhada na escala evolutiva no ritmo que é mais compatível para cada um de nós. 

Graças a Deus 
Psicografado pelo Espírito Heráclito em 20/03/13, às 22:02.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Um Anjo chamado dor


Deus nos dá a oportunidade de aprender afim de nos melhorarmos cada vez mais, discernindo o bem do mal.
Tal aprendizado pode ser adquirido de 2 formas diferentes:
A primeira delas é pelo amor, pela conscientização, por tudo aquilo que é bom, saudável e proveitoso. E quando fazemos tudo corretamente, a colheita dos frutos vem com muita alegria.
E a segunda delas é pela dor. Imagine uma criança que tenta se aproximar de uma tomada sendo sempre afastada pelos pais, até que, na ausência deles, insiste em por o dedo na tomada. Neste momento é o "Anjo da Dor" que intercederá para que esta criança finalmente aprenda. E tal "Anjo" também intercede para que essa dor seja em dose suportável.
Entendamos que nós SEMPRE temos primeiro a oportunidade de aprender pelo AMOR.
O "Anjo da Dor" atua com o mesmo sentimento de um pai ou uma mãe ao repreender um filho amado. O filho sente as dores, assim como os pais, porém tal atitude muitas vezes se faz necessária quando entendemos que todas as outras forma de ajuda foram em vão, restando somente esta última alternativa.
E assim ocorre conosco quando exageramos nos vícios, na bebida, na má alimentação, na preguiça, no mau-trato ao próximo, no egoísmo, no orgulho, na vaidade exagerada, onde cada um de nós vem a receber a visita deste "Anjo" afim de que finalmente aprendamos. E, independentemente da intensidade desta dor e mesmo que não entendamos, esta é sempre numa carga suportável para nós, exatamente como Jesus nos ensinou ao dizer que "O Pai jamais nos dá um fardo maior do que aquele que podemos suportar".
Que possamos diante da dor e do sofrimento, eliminar todo e qualquer sentimento de revolta para que em seu lugar entrar o da assimilação, compreensão e AÇÃO afim de não só conseguirmos eliminar aquela dor bem como fazermos por onde não mais termos que sentir tal sensação.
E, seja pelo "Anjo do Amor" ou pelo "Anjo da Dor", agradeçamos sempre a Deus pela oportunidade de evolução, tornando-nos cada vez mais instrumentos do Pai em benefício do próximo.

Graças a Deus

Psicografado pelo Espírito Heráclito em 13 de março de 2013, às 21:58. 

sexta-feira, 8 de março de 2013

Praticando o "Pai Nosso"

A oração que Jesus nos ensinou com certeza é a mais conhecida da população. É a prece na qual a grande maioria das pessoas faz em sua rotina por muitos e muitos anos. Entretanto poucos a fazem prestando atenção nas palavras ditas nesta prece. Vamos ver?

PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU
(Entendo que és soberano, bondoso e misericordioso)
SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME
(pois reconhecemos a Sua sabedoria)
VENHA A NÓS O VOSSO REINO
(Que possamos aprender e praticar o bem afim de que por efeito desta causa, tenhamos afinidade com o plano Superior)
SEJA FEITA A VOSSA VONTADE
(Sendo assim, não reclamarei quando Eu for contrariado em minha rotina ou algum contratempo vier a ocorrer)
ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU
(E entendo que desde uma simples folha que cai de uma árvore aqui na Terra até a ação ocorrida no mais distante Planeta, tudo ocorre por Sua vontade, por sua permissão)
O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE
(Agradeço sempre pela oportunidade e privilégio de comer, nutrir-me e me alimentar)
PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO
(Portanto se ainda me sinto ofendido, é sinal de que preciso melhorar minha capacidade de perdoar, pois estou apenas colhendo os frutos na mesma medida que os planto)
E NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRAI-NOS DO MAL, AMÉM.
(E com boas ações, não cedo às tentações, passando a me harmonizar em sintonia com o plano superior e, consequentemente, quanto mais próximo fico dos amigos do bem, mais longe fico do mal.)

Chegou a hora de, ao invés de simplesmente recitarmos o "Pai Nosso", que venhamos a REFLETIR e AGIR sobre tudo aquilo que estamos dizendo em oração, afim de nos melhorarmos cada vez mais.
E que possamos ensinar tal reflexão a todo irmão que conhece esta oração.

Graças a Deus

Psicografado pelo Espírito Heráclito em 06/03/13 às 22:10

Nota do Médium:

Toda a interpretação e o estudo do PAI NOSSO pode ser visto no Evangelho Segundo o Espiritismo,  capítulo 28 (Coletânea de preces espíritas), itens 2 e 3 (Oração Dominical).