quarta-feira, 25 de abril de 2012

Palestra Espírita: Evangelho Segundo o Espiritismo Cap 28 Itens 30 ao 33

Estudo do ESE (Evangelho Segundo o Espiritismo), capítulo 28 - Coletânea de preces espíritas - Itens 30 a 33: Ato de submissão e resignação. Expositor: Sérgio W. Soares Estudo feito em 24/05/12, no CEDJ (Centro Espírita Discípulos de Jesus), em Campo Grande, rio de Janeiro. Abordamos os itens 30 ao 33 bem como recapitulamos o início do capítulo, onde estudamos sobre o poder da prece.

sábado, 21 de abril de 2012

Sobre a Terapia das Vidas Passadas (TVP)

Cada vez mais comum se torna a procura de irmãos aos terapeutas das vidas passadas (TVP), em busca de respostas, consolos e entendimentos. Muito cuidado deve-se tomar com relação a tal terapia, uma vez pois que se Deus nos concede o esquecimento do passado, não seria tal esquecimento para facilitar nossa missão terrena ao invés de complicá-la? Interessante que muitos que não são espíritas, buscam tal terapia, o que mostra uma grande contradição: Se não é espírita, não crê na vida eterna por sucessivas reencarnações, entretanto vão em busca de tais terapias para descobrir e buscar respostas sobre uma encarnação passada? Muito mais útil seria buscar o estudo na Doutrina Espírita, onde as respostas virão com muito maior clareza e compreensão. E com relação a descobrir sobre seu passado na TVP, lembremos dos ensinos de Confúcio: "Quer saber sobre seu passado? Olha o seu presente. Quer conhecer seu futuro? Olha o seu presente também." O esquecimento do passado é dádiva Divina que nos permite reconciliação com desafetos do pretérito sem nenhuma mágoa ou rancor pelo que ocorreu no passado. E será que, imperfeitos que somos, reagiríamos bem ao saber que alguém de nosso convívio, de nosso carinho, nos proporcionou algo de ruim no passado? Como será que você olharia aquele que te lhe fez mal no passado? E como você se comportaria diante daquele que, pela TVP, descobriu que VOCÊ foi cruel, levando-o ao extremo sofrimento? Serias capaz de olhar para tal irmão? Se disseres que não ou que sentiria-se constrangido, simplesmente estarás desperdiçando sua oportunidade de redenção nesta vida por dar vazão a sua curiosidade de encontrar respostas na terapia, enquanto que respostas muito melhores estão nos livros da Doutrina. Reflita, aja com seu livre arbítrio e busque sempre o esclarecimento, pois Deus em sua perfeição jamais programaria para a sua encarnação algo que não fosse o melhor para você. Graças a Deus Psicografado pelo Espírito Heráclito em 21/04/12, às 9:40 Nota do médium: Entendemos que existem excelentes terapeutas de vidas passadas, obtendo resultados muito bons com seus pacientes, principalmente no caso de traumas e fobias. Entretanto, aconselhamos a todo aquele que venha buscar a TVP, o ESCLARECIMENTO da doutrina Espírita. Com tais conhecimentos, certamente tais irmãos deixariam de procurar a TVP por mera curiosidade em saber se foi Rei, Rainha ou chefe de Estado na outra vida. Heráclito condena a TVP por razões fúteis, como ocorre com grande parte das pessoas e com o aval de terapeutas que não exercem sua profissão de forma séria. Cabe ao terapeuta sério e responsável MOSTRAR ao paciente os benefícios e reveses da TVP, bem como orientá-lo ao estudo da doutrina, pois com o entendimento de causa e efeito de encarnações passadas e o paciente devidamente PREPARADO, aí sim pode ter um resultado proveitoso. Sérgio W. Soares

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Quando nos tornamos obsessores de nós mesmos

Muito comum é reclamarmos da vida, da sorte (ou má sorte), dos problemas que temos, vindos das mais diversas naturezas, enfim, somos "reclamões" por natureza.
Pior do que isso é procurarmos sempre por um ou mais culpados por aquilo que não deu certo para nós: O chefe, o pai, a família, o filho, o azar, a saúde, o destino...
E também apontamos para os obsessores como culpados por tudo o que nos acontece de ruim.
Entretanto cabe lembrar que tudo vem por causa e efeito.
Tudo vem pela afinidade e vibração que nós emitimos, portanto se somos obsediados, muitas das vezes é porque nós mesmos, de maneira inconsciente, acabamos por evocar tais irmãos obsessores.
E como isso acontece?
Por nossas ações, pensamentos e todos os sentimentos nocivos que emitimos em nosso dia a dia.
Daí a importância da constante vigilância para que enfim possamos tratar da causa para que assim os efeitos não mais apareçam.
Para não termos a presença tão constante dos obsessores, devemos parar de ser nossos próprios "obsessores" e repensar tudo aquilo de errado e que podemos mudar pela nossa consciência, que é o nosso maior juiz em relação aquilo que fizemos de certo ou errado.
E eliminando a causa, focando nossos pensamentos e atitudes pelo bem, atrairemos a afinidade e sintonia com os irmãos de luminosidade, com os irmãos afins do caminho do bem e em consequência disso, ao darmos, SEM INTERESSE, tudo aquilo de bom que tivermos a oferecer, igualmente receberemos todo o bálsamo de luz, ajuda, incluindo o glorioso sentimento de paz e da verdadeira felicidade.
Graças a Deus

Psicografado pelo espírito Heráclito em 14 de abril de 2012, às 9:40

Significado de Bálsamo
s.m. Resina odorífera que ressuma de certas árvores.
Planta que destila bálsamo.
Eflúvio, aroma, perfume.
Fig. Alívio, conforto, lenitivo.

sábado, 14 de abril de 2012

Palestra Espírita: A Casa e a Causa Espírita - Expositor: Sergio W Soares

No aniversário de 89 anos do CEDJ (Centro Espírita Discípulos de Jesus), em Campo Grande, Rio de Janeiro, Sérgio W. Soares fala sobre a causa espírita, a doutrina e a casa espírita, o seu dever, bem como os procedimentos e atividades que toda casa espírita deve ter.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Mensagem com as frases de Chico

Os amigos espirituais, unindo frases "avulsas" de Chico Xavier, construíram a mensagem que segue abaixo:

"- Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!
- A desilusão de agora será benção depois.
- Em qualquer dificuldade, não nos esqueçamos da oração... Elevamos o pensamento a Deus, procurando sintonia com os Espíritos bons.
- No mínimo, a prece nos pacifica para que encontremos, por nós mesmos, a saída para a dificuldade que estejamos enfrentando...
- Se as críticas dirigidas a você são verdadeiras, não reclame; se não são, não ligue para elas.
- Valoriza os amigos. Respeita os adversários.
- Não cobres tributos de gratidão.
- Hoje auxiliamos, amanhã seremos os necessitados de auxilio.
- O que crê, apenas admite, mas o que se ilumina, vibra e sente.
- Não há problema que não possa ser solucionado pela paciência.
- Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.
- Lembra-te de que falando ou silenciando, sempre é possível fazer algum bem.
- Não apareceu nenhuma frase resumindo uma filosofia correta de vida como a que Jesus nos ensinou: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” Amar sem esperar ser amado e sem aguardar recompensa alguma. Amar sempre
- Deixe algum sinal de alegria, onde passes.
- E lembre sempre: Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Em 03 de abril de 2012

sábado, 7 de abril de 2012

Mensagem de Páscoa - Inteligência e sabedoria

Queridos amigos
Neste dia em que mais uma vez os povos se reúnem para pensar no Cristo, que possam os irmãos refletirem mais sobre as boas ações, sobre o não guardar mágoas e entender o verdadeiro exemplo dado por Jesus em sua passagem pela Terra.
Ninguém neste planeta foi mais humilhado, maltratado, torturado e sofreu mais do que Jesus. Ninguém recebeu mais ingratidões do que o Mestre. Ninguém, absolutamente ninguém, e a razão disso é a de que nos espelhemos Nele, uma vez que sucumbimos ao primeiro obstáculo que nos aparece.
Jesus em nenhum momento se colocou como vítima das traições e ingratidões por parte de seus contemporâneos. E nós? Como é fácil nos colocarmos como vítimas e querermos que nossas vontades sejam impostas, sem pensarmos que a cada um cabe a sua compreensão e atitude. Daí a importância em entendermos e nos prontificarmos a cada vez mais ajudar ao nosso próximo, independente de postura, crença religiosa ou até mesmo concordância ou não com nossos pensamentos.
Graças a Deus temos a diversidade, pois é grande forma de aprendermos cada vez mais com as experiências dos nossos irmãos, sem que necessariamente tenhamos que vivenciar tais eventos em nossas vidas.
Se inteligente é aquele que aprende com seus erros, sábio é aquele que aprende com os erros dos outros e se cuida para que assim possa evitar-lhe o sofrimento com aquilo que já aprendeu ser errado.
Esforcem-se, aprendam, estudem e ajudem sempre.
Graças a Deus
Helena

Psicografado em 07 de abril de 2012, às 9:43

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Paz de espírito

O que faz o bem, tem muitos para o criticar.
_ "O que ganhas com isso?"
_ "Por que se metes onde não deves?"
_ "Melhor é ficar em casa!"
Enfim... as críticas são vindas de várias pessoas.
Entretanto, estas mesmas pessoas são as primeiras a criticar quando algum irmão toma uma atitude equivocada, por motivo do desespero e da falta de ajuda.
_ "Por que ninguém o ajudou quando precisava?" _ Dirá um.
_ "Por que deixaram que ele chegasse a este ponto?" _ Retrucará outro.
Cabe a estas mesmas pessoas refletirem melhor e repensar suas ações, pois é notório que se muitos gostam de uma bela sombra de árvore, poucos percebem que a verdadeira paz de espírito surge quando tomamos a iniciativa de plantar novas árvores.
Graças a Deus
Psicografado pelo espírito Heráclito em 31 de março de 2012, às 9:40

O passado, o presente e o futuro

O seu presente é mero reflexo de suas ações passadas.
Quer conhecer seu passado? Examine seu presente.
Quer saber sobre seu futuro? Vigie o seu presente.
Tudo vem por causa e efeito. Colhemos efeitos por nossas ações passadas tanto nesta como em outras vidas e uma vez que encarnamos para quitação de débitos de faltas cometidas no passado, nada mais normal que termos no presente o reflexo daquilo que plantamos.
Muitos dizem que estuda, trabalham e conhecem a doutrina há 30, 40, 50 anos, entretanto CONHECER e PRATICAR TEM UMA DIFERENÇA MUITO GRANDE. Aliás, o conhecimento sem a prática implica em débito maior ainda, uma vez que sendo conhecedor das leis de causa e efeito, imperativo é que o irmão tenha atitudes condizentes com aquilo que foi aprendido.
Se no presente ainda temos problemas, não importam os 30, 40 ou 50 anos de prática, pois a espiritualidade, por intermédio da dor, dos problemas, contratempos e aflições, vem mostrar-lhe que se tais situações ainda ocorrem é porque o conteúdo aprendido longe está da sua prática correta.
Pela lei de causa e efeito, simples se entende que uma assimilação correta e colocada em prática de maneira acertada, os frutos deste plantio serão sempre os melhores.
Que possamos compreender melhor, praticar, ensinar e AJUDAR AO PRÓXIMO da melhor forma possível, lembrando que a dor e contratempo são sinais que nos orientam para que possamos corrigir tudo aquilo que, apesar da nossa intenção ser a melhor, mesmo assim não nos está trazendo os melhores resultados.
Se no presente estamos percebendo o que fizemos no passado, que possamos usar o mesmo tempo presente para semearmos um futuro melhor do que o que estamos vivendo atualmente.
Graças a Deus
Psicografado em 31 de março de 2012, às 9:30

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Palestra: 102 anos de Chico Xavier - Sergio W Soares & Grupo que Atua - 03/04/12

Em 02 de abril de 1910 nascia Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier. 102 anos depois, O CEDJ (Centro Espírita Discípulos de Jesus), em Campo Grande, Rio de Janeiro, presta homenagem ao maior médium brasileiro em palestra onde além de mostrar aquilo que todos já conhecem sobre Chico, também leva a conhecer outros aspectos do Médium, com esquetes do GRUPO QUE ATUA (Luca, Rosália e Leandro) do livro Rindo e Refletindo com Chico Xavier, de Richard Simonetti, em palestra ministrada por Sérgio W. Soares. Ao final do estudo uma surpresa: Utilizando frases isoladas de Chico, compomos uma linda mensagem de amor para todos os presentes. Bom estudo a todos!.