quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Evangelho no Lar Nº5 -Cap I Não vim destruir a lei - Itens 10 e 11: Instruções dos Espíritos: A Nova Era





Auxílio para o Evangelho no Lar com o estudo do Capítulo 1 do Evangelho Segundo o Espiritismo (não vim destruir a lei), itens 10 e 11 (Instruções dos Espíritos - A Nova Era) com Sérgio W. Soares.

Tira-dúvidas sobre como proceder no Culto do Evangelho no Lar:
1- Eu posso colocar flores ou incensos no dia do Evangelho no lar?
Sim, não há problema algum. Apenas chamamos a atenção para que não ocorram situações de, por exemplo, deixarem de fazer o Evangelho no Lar porque não tinha incenso. Ou então de além das flores, colocar velas, santinhos, objetos e acabar transformando o estudo numa cerimônia religiosa.

2- Eu posso colocar uma música de fundo durante o Evangelho no Lar?
Sim, desde que seja um baixo volume de forma a não atrapalhar a concentração durante o estudo e seja uma música calma, de preferência instrumental.

3- Faz mal cruzar os braços ou pernas durante o Evangelho no Lar?
Não há problema algum. Lembramos novamente que Evangelho no Lar é ESTUDO, e não sessão espírita. Fique na posição que se sentir mais confortável possível e bom estudo!
********************************************************************************
Página de Preparo:

Lição 40 - Em preparação (Livro "Pão Nosso" - Emmanuel - Psicografia de Chico Xavier)

“Diz o Senhor: Porei as minhas leis no seu entendimento e em seucoração as escreverei; e eu lhes serei por Deus e eles me serão por povo.” — Paulo. (HEBREUS, CAPÍTULO 8, VERSÍCULO 10.)

Traduziremos o Evangelho
Em todas as línguas,
Em todas as culturas,
Exaltando-lhe a grandeza,
Destacando-lhe a sublimidade,
Semeando-lhe a poesia,
Comentando-lhe a verdade,
Interpretando-lhe as lições,
Impondo-nos ao raciocínio,
Aprimorando o coração
E reformando a inteligência,
Renovando leis,
Aperfeiçoando costumes
E aclarando caminhos...
Mas, virá o momento
Em que a Boa Nova deve ser impressa, em nós mesmos,
Nos refolhos da mente,
Nos recessos do peito,
Através das palavras e das ações.
Dos princípios e ideais,
Das aspirações e das esperanças,
Dos gestos e pensamentos.
Porque, em verdade,
Se o Céu nos permite espalhar-lhe a Divina Mensagem no mundo,
Um dia, exigirá nos convertamos
Em traduções vivas do Evangelho na Terra.

*******************************************************************************

Amigos, antes de começarmos o estudo do Capítulo 1, itens 10 e 11, colocaremos o significado de algumas palavras que aparecerão neste texto.
E logo após o capítulo 1, colocaremos também o texto Bíblico de Mateus, sobre a Parábola das 10 virgens.

* Advento: Chegada, vinda.
* Obscuridade: Sombras, escuridão.
* Reboar: Repercutir-se; retumbar; fazer eco.
* Inefável: Algo que não tem palavras para exprimir.
* Sobejamente: Muito, bastante, constantemente.
* Derribado: Arruinado.
* Aprestar: Aperceber.
* Animálculo: Animal microscópico.
* Esteio: amparo, sustento.
* Fulgor: Energia, vontade.
* Alhures: Noutro lugar; em outra parte.
* Porvindoura: Futura, por vir.
* Retumbante: Que ressoa.
* Judicioso: Sensato, de bom senso.
* Íncubus e súcubus:  Diz-se de ou demônio a cuja influência se atribuem certos sonhos maus. Espiritualidade: Ex maridos ou esposas que obsediam os encarnados até hoje.
* Anátema: Maldito, excomungado.
* Antípoda: Opostos, contrários. Diz-se dos habitantes da Terra que ocupam cada uma das extremidades de um dos diâmetros dela.
* Caminho para Damasco. Saulo se converte no Cristianismo e se torna Paulo.
* Néscias: Sem juízo, imprudentes.
* Bodas: Festa de casamento.

CAPÍTULO I

Não vim destruir a lei

Estudo de hoje: Itens 10 e 11 (Instruções dos Espíritos - A Nova Era)



10. Um dia, Deus, em sua inesgotável caridade, permitiu que o homem visse a verdade varar as trevas. Esse dia foi o do advento do Cristo. Depois da luz viva, voltaram as trevas. Após alternativas de verdade e obscuridade, o mundo novamente se perdia. Então, semelhantemente aos profetas do Antigo Testamento, os Espíritos se puseram a falar e a vos advertir. O mundo está abalado em seus fundamentos; reboará o trovão. Sede firmes!

O Espiritismo é de ordem divina, pois que se assenta nas próprias leis da Natureza, e estai certos de que tudo o que é de ordem divina tem grande e útil objetivo. O vosso mundo se perdia; a Ciência, desenvolvida à custa do que é de ordem moral, mas conduzindo-vos ao bem-estar material, redundava em proveito do espírito das trevas. Como sabeis, cristãos, o coração e o amor têm de caminhar unidos à Ciência. O reino do Cristo, ah! passados que são dezoito séculos e apesar do sangue de tantos mártires, ainda não veio. Cristãos, voltai para o Mestre, que vos quer salvar. Tudo é fácil àquele que crê e ama; o amor o enche de inefável alegria. Sim, meus filhos, o mundo está abalado; os bons Espíritos vo-lo dizem sobejamente; dobrai-vos à rajada que anuncia a tempestade, a fim de não serdes derribados, isto é, preparai-vos e não imiteis as virgens loucas, que foram apanhadas desprevenidas à chegada do esposo.

A revolução que se apresta é antes moral do que material. Os grandes Espíritos, mensageiros divinos, sopram a fé, para que todos vós, obreiros esclarecidos e ardorosos, façais ouvir a vossa voz humilde, porquanto sois o grão de areia; mas, sem grãos de areia, não existiriam as montanhas. Assim, pois, que estas palavras - "Somos pequenos" - careçam para vós de significação. A cada um a sua missão, a cada um o seu trabalho. Não constrói a formiga o edifício de sua república e imperceptíveis animálculos não elevam continentes? Começou a nova cruzada. Apóstolos da paz universal, que não de uma guerra, modernos São Bernardos, olhai e marchai para frente; a lei dos mundos é a do progresso. Fénelon. (Poitiers, 1861.)

11. Santo Agostinho é um dos maiores vulgarizadores do Espiritismo. Manifesta-se quase por toda parte. A razão disso, encontramo-la na vida desse grande filósofo cristão. Pertence ele à vigorosa falange do Pais da Igreja, aos quais deve a cristandade seus mais sólidos esteios. Como vários outros, foi arrancado ao paganismo, ou melhor, à impiedade mais profunda, pelo fulgor da verdade. Quando, entregue aos maiores excessos, sentiu em sua alma aquela singular vibração que o fez voltar a si e compreender que a felicidade estava alhures, que não nos prazeres enervantes e fugitivos; quando, afinal, no seu caminho de Damasco, também lhe foi dado ouvir a santa voz a clamar-lhe: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" exclamou: "Meu Deus! Meu Deus! perdoai-me, creio, sou cristão!" E desde então tornou-se um dos mais fortes sustentáculos do Evangelho. Podem ler-se, nas notáveis confissões que esse eminente espírito deixou, as características e, ao mesmo tempo, proféticas palavras que proferiu, depois da morte de Santa Mônica: Estou convencido de que minha mãe me virá visitar e dar conselhos, revelando-me o que nos espera na vida futura. Que ensinamento nessas palavras e que retumbante previsão da doutrina porvindoura! Essa a razão por que hoje, vendo chegada a hora de divulgar-se a verdade que ele outrora pressentira, se constituiu seu ardoroso disseminador e, por assim dizer, se multiplica para responder a todos os que o chamam. -Erasto, discípulo de S. Paulo. (Paris, 1863.)

Nota. - Dar-se-á venha Santo Agostinho demolir o que edificou? Certamente que não. Como tantos outros, ele vê com os olhos do espírito o que não via enquanto homem. Liberta, sua alma entrevê claridades novas, compreende o que antes não compreendia. Novas idéias lhe revelaram o sentido verdadeiro de algumas sentenças. Na Terra, apreciava as coisas de acordo com os conhecimentos que possuía; desde que, porém, uma nova luz lhe brilhou, pôde apreciá-las mais judiciosamente Assim é que teve de abandonar a crença, que alimentara, nos Espíritos íncubos e súcubos e o anátema que lançara contra a teoria dos antípodas. Agora que o Cristianismo se lhe mostra em toda a pureza, pode ele, sobre alguns pontos, pensar de modo diverso do que pensava quando vivo, sem deixar de ser um apóstolo cristão. Pode, sem renegar a sua fé, constituir-se disseminador do Espiritismo, porque vê cumprir-se o que fora predito. Proclamando-o, na atualidade, outra coisa não faz senão conduzir-nos a uma interpretação mais acertada e lógica dos textos. O mesmo ocorre com outros Espíritos que se encontram em posição análoga.

**********************************************************************************************************************************

 Mateus - cap. 25 - A Parábola das 10 virgens

Mateus 25:1 Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.

Mateus 25:2 Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes.

Mateus 25:3 As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo;

Mateus 25:4 no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.

Mateus 25:5 E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram.

Mateus 25:6 Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro!

Mateus 25:7 Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas.

Mateus 25:8 E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando.

Mateus 25:9 Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o.

Mateus 25:10 E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta.

Mateus 25:11 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta!

Mateus 25:12 Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.

Mateus 25:13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.

 *********************************************************************************
 Semanalmente em nosso site www.psicografiasdeamor.blogspot.com ou www.evangelhonolar2012.blogspot.com , estaremos fazendo o estudo de cada capítulo do Evangelho segundo o Espiritismo, afim de auxiliar os amigos nos estudos do mesmo e sermos semeadores de Jesus.

No facebook basta procurar os grupos "Psicografias de amor" ou "Evangelho no lar 2012"

Muita paz a todos e bom estudo!

Comentários, dúvidas, sugestões pode ser enviadas para o email amorperdaoefe@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário