sexta-feira, 15 de junho de 2012

Teoria e Prática

Um somente é considerado de validade se tiver o outro.
A teoria só se consagra através da prática.
Por sua vez, a prática sem o conhecimento teórico faz com que ocorram desperdícios de energia pelo fato do desconhecimento das experiências já passadas e vividas por outros, que muito tem a nos ensinar.
Na Casa Espírita, teoria é estudo.
Na Casa Espírita, prática é caridade, ajuda, auxílio, trabalho e esclarecimento ao próximo.
Importante se faz que estudo e caridade caminhem de mãos dadas, afim de com o desenvolvimento se completarem um ao outro sempre.
Aquele que se limita somente ao estudo, sem praticar os conhecimentos, age como um médico que estuda, porém quando o enfermo aparece, fica estático sem dar o auxílio a quem precisa.
O que se limita a prática, atende o paciente, entretanto muitas vezes faz suas descobertas pelas próprias reações destes, o que nem sempre é o ideal, uma vez que tais experiências podem gerar dor e sofrimento desnecessário ao enfermo.
Que tenhamos então o equilíbrio sempre.
Kardec nos ensina que devemos estudar ininterruptamente. O Cristo nos ensina que fora da caridade não há salvação. Sendo assim, estudemos sempre e pratiquemos todos os dias a caridade, seja por meio de uma ajuda complexa ou até mesmo por intermédio de um simples sorriso a um irmão que cruze conosco no caminho.
E que possamos assim, sermos sempre instrumentos de Deus na prática do amor ao próximo.
Graças a Deus

Psicografado pelo Espírito Heráclito, em 09/06/2012, às 9:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário