sábado, 31 de março de 2012

Evocações

Atendendo ao pedido de alguns amigos que nos abordaram para perguntar sobre evocações, sobre a busca de uma psicografia ou uma mensagem de um ente querido que se foi. Colocamos então a nossa opinião sobre as evocações:

No que diz respeito as evocações, temos alguns pontos de vista controversos.
Prefiro raciocinar segundo Chico Xavier, que nos dizia que "O telefone toca de lá pra cá". Muitos amigos buscam uma mensagem de um ente querido que se foi A QUALQUER CUSTO e é preciso entender que este custo pode vir a ser muito caro, ,tanto para nós como para o espírito evocado.

Raciocinemos: Se queremos nos comunicar com alguem querido que se foi é porque temos um sentimento BOM por esta pessoa, certo? E será que este ente que se foi está PREPARADO para uma comunicação por meio da evocação?
No filme "Nosso lar", vemos André Luis no plano espiritual OBSECADO por uma oportunidade de falar com sua família. Mas ele estava preparado para isso? Observem que ele só teve tal oportunidade depois de uma EVOLUÇÃO MORAL no mundo dos espíritos, e mesmo assim ele ainda caiu no sentimento do ciúme e chegou a visitar o umbral (depois ele conseguiu se elevar e sair de lá). Imaginemos se ele tivesse vindo antes da hora, por EVOCAÇÃO? A nossa vontade egoísta por uma comunicação seria realizada, entretanto como ficaria o espírito evocado? Será que ele estaria pronto ou até que ponto nossa evocação PREJUDICARIA este irmão, lançando-o de volta às zonas de umbral (e neste caso, sem condições para se elevar e sair de lá)?

Outro aspecto importante: Vale a atenção e CUIDADO, principalmente para quem procura os "médiuns" que cobram por este "serviço". Temos o respeito por todo médium, mas preferimos seguir os ensinamentos do Cristo que nos ensinou a DAR DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBEMOS. Sendo assim, por questões MORAIS, estaria esta classe de "médiuns" em sintonia com espíritos superiores? Quem pode nos garantir que aquela entidade que está "visitando-nos" não seja um espírito inferior (o popular zombeteiro) brincando conosco? Alguns argumentariam dizendo que "ele" falou sobre assuntos íntimos, do âmbito apenas familiar. Mas lembremos que uma vez que o espírito se comunica por nosso intermédio, ele tem tranquilamente a condição de "scanear" tais informações dentro de nossas próprias mentes e desta forma nos iludir.

Outra situação: E se o espírito evocado já tiver reencarnado? Nosso irmão encarnado gastaria todo o seu dinheiro, com tais "médiuns" e nunca conseguiria estabelecer tal comunicação pelo motivo mais óbvio possível: A entidade em questão já reencarnou.

Lembremos que uma vez que TODOS SOMOS MÉDIUNS (o que varia é o grau de mediunidade em cada um) a comunicação com tais espíritos muitas das vezes pode ocorrer até mesmo por intermédio dos nossos sonhos, uma vez que ao dormirmos o nosso perispírito de desprende do corpo até um certo ponto onde torna-se possível o contato com os espíritos desencarnados (vale a pena olhar no Evangelho segundo o espiritismo o capitulo 28, sobre as preces , especificamente sobre a prece para a hora de dormir).

A orientação que damos é de, em primeiro lugar, ESTUDARMOS sobre o assunto de forma que possamos entender melhor como todo este processo funciona e se realmente valeria a pena, em busca de nossa satisfação em conseguir o contato com o espírito, termos tal contato vindo a acarretar prejuízos e sofrimentos muito grandes aos espíritos daqueles que amamos.
Será que vale a pena este preço???

É claro que quando o espírito está preparado para a comunicação, A OPORTUNIDADE APARECE. Lembremos que Chico Xavier foi a "ponte" entre a comunicação de encarnados com desencarnados. Mas vale lembrar que Chico NUNCA chamou nenhum espírito por evocação, mas pedia que viessem aqueles que estivessem MELHOR PREPARADOS para tal comunicação. E pela fé em Deus e a certeza de que as ações orquestradas pela espiritualidade superior são as melhores possíveis, que tenhamos o entendimento e que façamos muitas ORAÇÕES por tais amigos que se foram pro plano espiritual.

Ontem, no CEDJ (Centro Espírita Discípulos de Jesus), em Campo Grande, Rio de Janeiro, palestramos sobre o Livro dos Espíritos, introdução, itens VI ao IX e ali falamos sobre evocações (abordada no item VI).
Para quem quiser conferir, a palestra está no link abaixo: Muita paz a todos!

http://www.youtube.com/watch?v=R3jzG5xdQ50&feature=youtu.be

Nenhum comentário:

Postar um comentário