quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Todo pequeno passo deve ser valorizado

Muito comum zombarmos e criticarmos todos aqueles que erram e tem dificuldades em habilidades nas quais temos facilidade. São diversos os exemplos:
- O motorista experiente que perde a paciência com o aluno que saiu da auto escola e está começando a sair nas ruas.
- A cozinheira com o aprendiz que errou na quantidade de sal.
- O gerente de vendas com o vendedor aprendiz, muitas vezes repreendendo-lhe em público.
- O esportista com o principiante naquela modalidade.
- O professor com o aluno que demostra maior dificuldade em aprender.
Acontece que nos esquecemos que na vida, todos nós fomos aprendizes também. E se nesta condição fomos ajudados pelos mais capacitados sem que zombassem de nós, devemos mostrar que aprendemos corretamente ao agir com respeito aos novatos de hoje.
E se quando aprendizes, tivermos sido alvo de zombaria, então temos um motivo mais forte ainda para nunca fazermos o mesmo com o próximo, uma vez que tal desconforto já foi sentido por nós, dando-nos a consciência do quanto foi desagradável.
Desenvolva cada vez mais o amor, a paciência, equilíbrio, tolerância e faça com os outros exatamente aquilo que você gostaria que os mais experientes fizessem com você naquilo onde você ainda é aprendiz, valorizando todo pequeno passo de progresso.
O experiente motorista que torna-se aprendiz na cozinha.
O tarimbado cozinheiro que engatinha na arte de vender.
O campeão de vendas que é apenas um amador no esporte.
O medalhista olímpico que se senta nas carteiras da escola.
Sempre somos aprendizes em alguma coisa.
E o melhor exemplo está na maneira como Jesus nos ensina a cada dia, nesta estrada onde todos nós somos os seus aprendizes, no caminho do amor, do perdão e da caridade.

Graças a Deus

Psicografado pelo Espírito João Luiz, em 27/02/2013, às 22:08

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Não tenho tempo ou não sou organizado?

Sempre que não queremos atender a um pedido de alguém ou não fazemos aquela tarefa incômoda e que adiamos por vários dias, ao sermos cobrados pelo marido, esposa, filhos ou amigos, usamos a justificativa mágica que costuma ser aceita por quase todos, dando fim a conversa: "Não tenho tempo!" 

Entretanto conseguimos tempo para ver as notícias do time que torcemos. O capítulo da novela não pode deixar de ser visto. Aliás, arrumamos tempo por meses e meses diante da TV na hora da novela. Os jovens sempre dão um jeito de "fabricar tempo" para curtir o seu videogame. E por falar em "curtir", raros são aqueles que não ficam horas do dia "curtindo" e "compartilhando" nas redes sociais da internet. 

Sendo assim, se há tempo para tanto lazer, em primeiro lugar deve haver tempo para os compromissos e obrigações. Vale lembrar que "Primeiro o reino de Deus e depois tudo mais vos será dado por acréscimo."

 E antes que alguém ache que condenamos o lazer, deixamos claro que mesmo nas esferas espirituais faz-se imprescindível o momento de descanso e lazer. O que queremos mostrar é que a chave para se conseguir realizar o trabalho e ainda usufruir de lazer não está na falta de tempo, mas na falta de ORGANIZAÇÃO! 

E admitir para si mesmo esta realidade talvez seja o passo mais difícil para uma melhora, uma vez que o primeiro passo para se querer resolver um problema é o reconhecimento da existência daquela problema. Se o alcoólatra, o jogador, o viciado, o desorganizado, o doente ou o desorientado não reconhecerem suas situações e não se sentirem incomodados ou desconfortáveis com isso, porque motivo iriam agir para melhorar? 

Sendo assim, como você reagiria se cada vez que disser "não tenho tempo", pensar para si que "não estou sendo organizado" e a partir de então começar a agir afim de conseguir conciliar seus horários e aprender a "fabricar tempo" da mesma forma que consegue para outras coisas? 

 Já dizia Chico Xavier que o maior arrependimento dos irmãos que desencarnam está justamente na percepção de que poderiam ter feito muito mais do que fizeram quando estavam encarnados, ou seja, infelizmente somente no estado de espíritos desencarnados é que finalmente entenderam que o que faltou não foi o tempo, mas sim a organização e a disciplina. 

Que a reflexão destas palavras possa lhe despertar, trazer luz e quem sabe, o primeiro passo para uma melhora pouco a pouco, a cada dia?

 Graças a Deus 

Psicografado pelo Espírito Heráclito em 20/02/13, às 22:16